« Voltar ao Fundo de Ativação da Rede Procomum

Ao longo dos seus anos de existência, o Instituto Procomum tem articulado uma rede de pessoas e coletivos cuja ação busca contribuir para a transformação  da realidade social na Baixada Santista.

Por meio do LAB Procomum, nosso laboratório cidadão, construímos uma cultura de chamamentos públicos com foco em estimular e fortalecer iniciativas cidadãs. De 2015 para cá, realizamos os Circuitos de Inovação Cidadã, diferentes edições da Colaboradora (Artes e Comunidades, Empreender e Transformar e ATHIS), o Active Citizens, os laboratórios de crise climática e, durante a pandemia, o Circuito Territórios Comuns.

Por trás de cada uma dessas iniciativas contempladas em nossos chamamentos, existem pessoas com as quais seguimos nos relacionando, formando o que chamamos de Rede Procomum. Se você é uma dessas pessoas, esse novo chamamento é direcionado a você.

O Fundo de Ativação da Rede Procomum nasce do reconhecimento de que a pandemia e a conjuntura política alteraram profundamente as dinâmicas produtivas e de criação de nosso país, resultando no aprofundamento da exclusão e da falta de perspectivas econômicas e sociais. Seguimos apostando que os artistas, inventores e empreendedores sociais têm papel determinante na (re)construção do nosso espaço cívico e precisam ser apoiados com recursos.

COMO ACESSAR O FUNDO?

O fundo pode ser acessado a partir de 23 de maio até outubro de 2022. Para acessá-lo, os proponentes deverão preencher o  formulário, no qual deverá constar a proposta e o valor necessário para sua execução.

Cada proponente da rede poderá propor quantas iniciativas quiser, desde que somadas não excedam R$ 2.500,00 ao longo do período de funcionamento do fundo. Os recursos podem ser aplicados em projetos, ações ou iniciativas que os proponentes já estejam desenvolvendo ou em novas ideias que sejam voltadas ao fortalecimento dos bens comuns, com ou sem caráter comercial.

Uma vez submetida, a proposta será avaliada por nossa equipe, sendo o resultado informado em até quinze dias. Os proponentes poderão ser chamados para dialogar presencialmente sobre sua proposição na sede do LAB Procomum, em Santos.

As ações e projetos podem ser realizados dentro ou fora da sede do LAB Procomum em um período de até 03 meses após o recebimento do recurso. Nossa estrutura está à disposição para qualquer necessidade dos participantes, desde que seja dentro do nosso horário de funcionamento.

QUAL VALOR SERÁ DISTRIBUÍDO?

O fundo tem um aporte inicial de R$ 60 mil feito pelo Instituto Procomum e estará aberto a contribuições de pessoas físicas e jurídicas que queiram apoiar as iniciativas de transformação social da Rede Procomum. Dessa maneira, , nos colocamos abertos para receber futuros e novos apoiadores e/ou patrocinadores para o fundo. Caso queira mais sobre essa possibilidade, entre em contato via fundo@procomum.org.

POR QUANTO TEMPO O FUNDO ESTARÁ ATIVO?

O fundo estará aberto para submissão de propostas de 23 de maio a 31 de outubro, sendo que as iniciativas submetidas devem ser executadas durante o ano de 2022.

IMPORTANTE: Se o valor integral do fundo se esgotar antes de outubro, o fundo será suspenso até que obtenhamos novos aportes. Caso isso ocorra, o Instituto Procomum informará os integrantes da rede por meio de suas redes sociais.

EIXOS TEMÁTICOS DO PROCOMUM

Daremos especial atenção a proposições que dialoguem com os eixos temáticos prioritários do Instituto Procomum. São eles: arte e cultura, espaço cívico diverso, alternativas econômicas e mitigação da crise climática.

Também, como em todos os demais chamamentos públicos do Instituto Procomum, daremos prioridade às iniciativas das populações sub-representadas, praticando em nosso gesto a interseccionalidade (gênero, raça e classe).

QUEM PODE PARTICIPAR?

Os integrantes da Rede Procomum – pessoas e coletivos que tenham ativado Grupos de Trabalho do LAB Procomum ou sido contempladas em chamamentos públicos anteriores realizados pelo Instituto Procomum.

COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO?

A seleção será feita por pessoas da equipe do Procomum e também por gente da comunidade do LAB Procomum, que já tiveram propostas apoiadas pelo IP.
Os principais critérios são:
1.proponente que já faça parte da comunidade do LAB Procomum.
2.proposta de inovação social que se enquadre em pelo menos um dos eixos temáticos do Procomum.

QUAIS SÃO AS CONTRAPARTIDAS QUE O PROCOMUM ESPERA?

Nosso compromisso é com o compartilhamento do conhecimento e dos saberes. Queremos que os participantes registrem, de alguma forma, o que estão fazendo e como estão fazendo – ou seja, abrir o código do nosso saber com registros que serão compartilhados com nossos parceiros e em nossas redes sociais, através de fotos, posts e textos.

Também consideramos uma maneira de contrapartida, ativar a programação do LAB Procomum ou realizar a ação na região da Bacia do Mercado.
Todos os participantes, após a conclusão de suas ações, devem preencher este formulário avaliativo.

Login

Cadastrar-se

Os registros estão atualmente desativados.

Senha esquecida