Site logo

Em tempos de polarização política, discursos de ódio e de incitação à violência têm tomado a cena dos noticiários e das redes sociais, alterando a maneira como nos relacionamos e interagimos com nossos cotidianos.
Em reportagem recente do Jornal A Tribuna, três das quatro cidades do Litoral Sul estão entre as dez mais violentas do Estado de São Paulo.
Na Baixada Santista, o número de homicídios dolosos (intencionais) subiu 15,7% nos cinco primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2017.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), uma mulher sofre algum tipo de violência sexual a cada 16 horas em uma das nove cidades da região.

Qual seria então a relação dessas estatísticas com o tipo de cidade que temos produzido? De que maneira poderíamos compor novos arranjos, soluções comunitárias que possam nos ajudar a tornar a cidade menos assustadora ao passo que tornem nossas ruas e nossos bairros mais acolhedores e mais receptivos?

Convidamos você para para um brainstorming coletivo com artistas, viventes, profissionais, ativistas, estudantes (e quem mais quiser), para estar conosco na terça-feira, 23/10, às 19h, na sede do LABxS (Rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP) para pensarmos juntos sobre políticas autônomas e criativas que tenham enquanto pressupostos a diminuição dos índices de violência no contexto urbano.

A atividade é aberta, gratuita e não exige inscrição prévia.

O HUBxS, fruto de anseios compartilhados entre docentes e estudantes da UNIFESP, bem como entre equipe e colaboradorxs do Instituto Procomum, propõe a criação de um novo espaço de interface e diálogo entre interessadxs em questões relativas às dinâmicas territoriais presentes na Baixada Santista. Através de um cronograma de eventos mensais cujo intuito é o compartilhamento de práticas e saberes, desejamos dar visibilidade a projetos de ação e pesquisa já desenvolvidos na região e contribuir para o fortalecimento da rede já existente. Acreditamos numa ética da troca e da partilha e temos como pressupostos a colaboração e a autogestão no rumo de uma potencial inteligência Comum.

Detalhes da iniciativa
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.

Login

Cadastrar

Registration is currently disabled.

Esqueci a senha

Compartilhe