Site logo
Sobre o Projeto

Um laboratório aberto a criadores, fazedores e curiosos que queiram testar protótipos ou desenvolver projetos de impacto social. No qual as pessoas são estimuladas a trabalhar em rede e a colaborar umas com as outras, formando comunidades e compartilhando sonhos. Assim é o LAB Procomum, o laboratório cidadão que o Instituto Procomum (IP) criou e mantém desde 2017 em Santos (SP).

O LAB, como é conhecido por seus usuários, oferece espaços de convívio e oficinas e acolhe diferentes comunidades de criação e práticas que se organizam em torno de grupos permanentes de Trabalho (GTs) ou de Estudo (GEs). Esses grupos possuem dinâmicas próprias de funcionamento, mas sempre estão abertos à participação de novas pessoas.

Para garantir que o diálogo e as interações floresçam, o LAB é gerido por uma cuidadosa equipe que atua na mediação dos processos a partir de regras construídas coletivamente (isso para nós é ser um dispositivo do comum!).

Além dos GT´s e GE’s, o LAB Procomum abriga: (1) a Colaboradora, nossa escola livre e gratuita que seleciona anualmente participantes para um processo colaborativo de aprendizagem e desenvolvimento de projetos; (2) um programa de residências artísticas e criativas, por meio de chamadas públicas; (3) outros projetos desenvolvidos pelo IP e seus parceiros, a maior parte deles também estruturados a partir de convocatórias abertas.

Construir um mundo em que pessoas diferentes sejam capazes de conviver umas com as outras e de gerar soluções para os graves problemas sociais de nosso tempo é o que move o Instituto Procomum. No LAB, apostamos na experimentação e na inovação cidadã, ou seja, aquela que é produzida a partir de quem sente as dificuldades na própria pele, luta por seus direitos, e pratica a mistura de saberes (dos tradicionais aos contemporâneos).

O LAB é também um centro cultural com uma programação quase sempre gratuita feita de atividades construídas por nossa equipe, nossos parceiros, ou pelas comunidades de prática (os GTs e GEs). Com essa programação, o que queremos é promover engajamento comunitário, ação transformadora, troca de conhecimentos, inteligência coletiva, produção de tecnologias e vivências artísticas para uma vida melhor.

Valores do LAB Procomum

alegria e afetividade: tem de ser divertido;
coragem: para criar e mudar o que precisa ser mudado
cuidado: conosco, com os outro e com o planeta;
generosidade: uma mão estendida vale mais que um punho cerrado;
reciprocidade e redistribuição: buscamos trocas justas e potentes;

Premissas do LAB Procomum

colaboração: fazemos juntos e tecemos redes;
compartilhamento: conhecimento livre e recursos distribuídos
diversidade de gênero e raça: respeitamos as diferenças;
escuta atenta: estimulamos o diálogo e a linguagem do eu;
narrativas e documentação: contamos histórias e mostramos o código.

Detalhes do projeto
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.

Login

Cadastrar

Registration is currently disabled.

Esqueci a senha

Compartilhe