Site logo

Nessa quarta-feira (08/05), a partir das 19h, acontece o primeiro encontro do Grupo de Estudos Leituras Decoloniais, aqui no Lab Procomum (Rua Sete de Setembro, n 52 – Vila Nova, Santos). Em seu primeiro ciclo, o Grupo de Estudos dedica-se à leitura partilhada e à discussão franca da importante obra da filosofia africana contemporânea “Crítica da Razão Negra” (2013) de Achille Mbembe. Serão encontros quinzenais abertos a interessados e interessadas de qualquer perfil.

Essa é uma iniciativa da parceria entre o Instituto Procomum, o Arcotirenes – GT de Memória e Negritude e a Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) – campus da Baixada Santista. Mais informações: https://www.facebook.com/events/573571479796443/

“Numa primeira instância, a razão negra consiste num conjunto de vozes, enunciados e discursos, saberes, comentários e disparates, cujo objeto é a coisa ou as pessoas ‘de origem africana’ e aquilo que afirmamos ser o seu nome e a sua verdade, um sistema de narrativas e de discursos pretensamente conhecedores. É também um reservatório no qual a aritmética da dominação de raça vai buscar os seus álibis. Neste contexto, a razão negra designa tanto um conjunto de discursos como de práticas – um trabalho quotidiano que consistiu em inventar, contar, repetir e por em circulação fórmulas, textos, rituais, com o objetivo de fazer acontecer o Negro enquanto sujeito de raça e exterioridade selvagem, passível, a tal respeito, de desqualificação moral e de instrumentalização prática. A este texto primeiro – na verdade, uma constelação que não parou de se modificar com o tempo e que foi ganhando formas múltiplas, contraditórias e divergentes – responde um segundo, simultaneamente gesto de autodeterminação, modo de presença em si, olhar interior e utopia crítica. Se a consciência ocidental do Negro é um julgamento de identidade, este texto segundo será, pelo contrário, uma declaração de identidade. Através dele o Negro diz de si mesmo que é aquilo que não foi apreendido; aquele que não está onde se diz estar, e muito menos onde o procuramos.”
Versão adaptada livremente das palavras que Achille Mbembe apresenta no primeiro capítulo de seu livro Crítica da Razão Negra (2013), o trecho acima nos convida a pensar sobre as guerras que se travaram e travam no entorno de definições como a de raça, Negro e África ao longo dos séculos que acompanham trabalho de colonização. Acercar-se da construção destes discursos que justificaram a animalização do corpo negro, bem como acercar-se dos contradiscursos que incidem nesta guerra como forças de libertação, isso é trabalho importante e fundamental num mundo onde a violência do corte racial já basta e precisamos onde precisamos antever e construir outra coisa. Acotirenes – GT Memória e Negritude, Instituto Procomum e Unifesp convidam interessados e interessadas a participar da primeira edição do Grupo de Estudos: Leituras Decoloniais, espaço comum de encontro e reflexão que busca reverter justificativas históricas impróprias e fortalecer um repertório de resistência. Em seu primeiro ciclo, o Grupo de Estudos dedica-se à leitura partilhada e à discussão franca desta importante obra da filosofia africana contemporânea. Serão encontros quinzenais abertos a interessados e interessadas de qualquer perfil.

Detalhes da iniciativa
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.

Login

Cadastrar

Registration is currently disabled.

Esqueci a senha

Compartilhe