Site logo

De acordo com reportagem de A TRIBUNA de 13 de Maio deste ano sobre um levantamento produzido em parceria com a Agência Metropolitana (Agem), Emplasa e a Universidade Federal do ABC, a Baixada Santista tem hoje um déficit de 150 mil moradias. São 485 assentamentos precários, 182 favelas, 221 cortiços, 270 loteamentos irregulares e 33 conjuntos habitacionais ilegais.

Apesar dos números alarmantes, representantes de movimentos sociais denunciam o desmantelamento de políticas públicas como as recentes alterações da lei de uso e ocupação do solo em Santos e São Vicente que garantiriam a oferta de zonas especiais de interesse social.
Pesquisadores da região também alertam para os impactos da ausência de instrumentos de combate à especulação imobiliária na região que ao passo que super valorizam determinadas áreas, expulsam moradores com menor poder aquisitivo.

Diante deste cenário, quais estratégias criativas de superação de realidades próximas a essa vem sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo?

De que maneira poderíamos contribuir para a problematização e o enriquecimento desse debate utilizando-se de tecnologias que não nos faça reféns do assistencialismo ou colabore para o esvaziamento das lutas pela efetivação e garantia de direitos, mas nos instrumentalize enquanto facilitadores, promotores da autonomia e do protagonismo no processo de desenvolvimento social?

A atividade é aberta, gratuita e não exige inscrição prévia.

O HUBxS, fruto de anseios compartilhados entre docentes e estudantes da UNIFESP, bem como entre equipe e colaboradorxs do Instituto Procomum, propõe a criação de um novo espaço de interface e diálogo entre interessadxs em questões relativas às dinâmicas territoriais presentes na Baixada Santista. Através de um cronograma de eventos mensais cujo intuito é o compartilhamento de práticas e saberes, desejamos dar visibilidade a projetos de ação e pesquisa já desenvolvidos na região e contribuir para o fortalecimento da rede já existente. Acreditamos numa ética da troca e da partilha e temos como pressupostos a colaboração e a autogestão no rumo de uma potencial inteligência Comum.

Detalhes da iniciativa
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.

Login

Cadastrar

Registration is currently disabled.

Esqueci a senha

Compartilhe