O projeto Sistema Agro Florestal da Aldeia Indígena Tekoá Kwaray é um projeto grande e a longo prazo iniciado em 2019. É realizado pelo coletivo socio ambientalista Mocana (Movimento Contra as Agressões Contra a Natureza). O território indígena nesta parte onde está localizada a aldeia é muito próximo à área urbana e sofre com a entrada e saída de pessoas.

Os visitantes buscam o local para turismo desordenado, sem estrutura e para atividades ilícitas como uso de drogas e vandalismo. Para evitar isso foi construído uma cerca de alambrado, impedindo o acesso as três lagoas existentes no território protegido.

A proposta vis ainda recuperar uma extensa área desmatada pela mineração de areia dentro da aldeia Aldeia Tekoá Kwaray (Peruíbe), umas das 12 aldeias da Terra Indígena Piaçaguera. A recuperação acontece com uso de tecnologias e técnicas de plantio agroecológico, meliponicultura, compostagem e formação de mudas.

O coletivo e os moradores da aldeia desejam ainda estrutura uma atividade de turismo sustentável no local, com venda de artesanatos indígenas e serviços turísticos.

Tag(s): #Desenvolvidos

Visão geral

Login

Cadastrar-se

Os registros estão atualmente desativados.

Senha esquecida

Compartilhar